Projetar edifícios sustentáveis é a melhor ferramenta do arquiteto para contribuir com a diminuição dos impactos causados ao meio ambiente e de reaproximar o homem da natureza. Os telhados verdes são de fato uma inovação.
Projetos de edifícios sustentáveis devem prever a diminuição no consumo de água e armazenamentointeligente desse recurso, com tecnologias de reutilização da água e equipamentos de redução do consumo, por exemplo, torneiras e chuveiros com sensores ou temporizadores.
No que diz respeito à eficiência energética, podemos destacar as soluções de coberturas. Os telhados verdes, consistem na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeabilizada com manta de PVC com proteção anti-raízes, que pode ser uma laje plana sem inclinação alguma ou um telhado convencional, de até 20% de inclinação. A superfície impermeabilizada receberá os módulos Ecotelhado, uma fina camada de substrato e a vegetação.
Telhados verdes são uma ótima solução termo acústica, atuando como isolante evitando a transferência de calor, frio e ruído para o interior da edificação, desta forma, minimizam gastos energéticos com aquecimento e refrigeração.
Na hora de projetar um telhado verde é importante atentar para que a estrutura esteja dimensionada para suportar cargas de 40 a 300 kg/m² e não se esquecer de considerar um meio drenante a ser instalado abaixo dos módulos com bocais para escoamento da água de chuva, conforme norma ABNT/ NBR 10844. A retenção da água de chuva varia de 30 a 160 litros por metro quadrado, dependendo do sistema a ser utilizado.
Assista ao vídeo:
Outra opção interessante são os jardins verticais, que além do aumento da qualidade de vida gerado pelo contato com o verde, diminui a poluição do ar, melhorando a umidade atmosférica e colabora com o isolamento termo acústico.
A cobertura vegetal em muros e paredes dissipa ou consome a energia gerada pelo calor do sol pela evapotranspiração e pela fotossíntese, reduzindo significativamente a amplitude térmica do interior do edifício. Os módulos de Jardim Vertical Canguru da Ecotelhado® tem reserva de água, diminuindo a frequência de rega da vegetação.
Veja mais sobre os Telhados Verdes e Jardins Verticais aqui.
O Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana além de ser ecologicamente sustentável, também é economicamente vantajoso. O investimento no sistema tem retorno em uma média de 2 a 3 anos devido a dois fatores: a economia de água potável em até 70% gerada pela reutilização da água; e a economia de energia em climatização de 40%, devido ao conforto térmico proporcionado pela utilização do Ecotelhado® e da Ecoparede®. Veja mais sobre esse sistema aqui.
Assista ao vídeo:
Há muitos outros parâmetros que devemos levar em conta, cada vez mais, desde os materiais, insumos e recursos escolhidos para construção e acabamentos, a organização do canteiro de obras, e até as técnicas construtivas.
Conheça também: Curso Online de Materiais Sustentáveis
Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/769105/solucoes-de-telhado-verdes-para-edificios-sustentaveis